Formas de estocar o leite - ABM - Protocolo americano

Formas de estocar o leite
1)                      Leite recém ordenhado - Temperatura ambiente: Entre 27 e 32 graus: 6 a 8 horas - Ideal não ultrapassar 4 horas
2)                      Leite conservado com gelox congelado a 15 graus: 24 horas – Recomendamos somente durante o transporte
3)                      Leite refrigerado: geladeira duplex - até 72h
4)                 Leite congelado de -4 graus a -20 graus: Máximo 6 meses em geladeira inverter – para geladeiras duplex: 3 meses

OBS: O leite humano congelado deve ser armazenado na parte traseira do freezer para evitar o aquecimento intermitente devido à abertura da porta do freezer e deve ser mantido longe das paredes dos freezers com degelo automático. Todos os recipientes com leite humano devem ser bem fechados para evitar contaminação. Não manter na porta!

5)                 Odor do leite materno estocado: O leite humano refrigerado e congelado pode ter um odor diferente do leite fresco devido à quebra de triglicerídeos mediada por lipase, liberando ácidos graxos. O odor provavelmente vem da oxidação desses ácidos graxos. O cheiro parece de sabão!
6)               Expansão durante o congelamento: Ao encher um recipiente com leite humano, deixe espaço na parte superior para permitir a expansão com o congelamento. Todos os recipientes de leite humano armazenados devem ser rotulados com a data da expressão do leite e o nome da criança (se houver outras crianças na creche, por exemplo). É comum que crianças em creche tomem 60–120 ml de leite humano em uma alimentação. Portanto, armazenar o leite humano em uma variedade de pequenos potes, como 15 a 60 mL, é uma maneira conveniente de evitar o desperdício de leite humano descongelado.
7)                   Mistura de leite: Ao ordenhar leite o novo pode ser adicionado ainda quente ao leite já resfriado ou congelado. A data de validade será a do primeiro leite.

Usando o leite descongelado
1) Uma vez que o leite congelado é trazido para a temperatura ambiente, sua capacidade de inibir o crescimento bacteriano diminui, principalmente 24 horas após o descongelamento.
2) O leite humano previamente congelado que foi descongelado por 24 horas não deve ser deixado de fora à temperatura ambiente por mais de 2 horas.
3) Recongelamento: Há pouca informação sobre recongelamento de leite humano descongelado. O crescimento bacteriano e a perda de atividade antibacteriana no leite descongelado variarão dependendo da técnica de descongelamento do leite, duração do descongelamento, e a quantidade de bactérias no leite no momento da expressão. No momento, nenhuma recomendação pode ser feita com o recongelamento do leite humano descongelado.
4) Usando leite alimentado anteriormente: Uma vez que a criança começa a tomar o leite humano ordenhado ocorre alguma contaminação bacteriana no leite pela boca da criança. Com base em evidências relacionadas até agora, é recomendado descartar o restante do leite que sobra no copo, colher, mamadeira, etc.
5) Higiene dos itens de alimentação infantil: devem ser higienizados com água e sabão, secar em temperatura ambiente ou com papel toalha após cada uso. Não é necessário esterilizar para uso em uma criança saudável.
6) Melhor leite para oferta: leite recém-ordenhado
7) Como descongelar o leite: deixando o leite na parte de baixo da geladeira da noite para o dia, colocando sob água corrente ou em banho-maria. Descongelar dentro da geladeira conserva mais gorduras do leite do que o descongelamento em banho-maria.
8) Aquecimento do leite: a maioria das crianças aceita o leite frio, em temperatura ambiente ou morno. Elas podem demonstrar preferências. Para descongelar de forma segura use água morna com o fogo desligado, por 20 minutos, a 40 graus.  Para aquecer, 10 minutos a 40 graus.
9) Micro-ondas e temperaturas acimas de 80 graus causam desnaturação de proteínas e perda de anticorpos, não sendo recomendado.

Material consultado:






Comentários