É necessário esterilizar a bomba tira leite após cada ordenha?

Uma dúvida recorrente das mães que trabalham e estudam é sobre a segurança biológica dos itens utilizados, em especial dos recipientes de coleta/ armazenamento e da bomba tira leite/ ordenhadeira. Sejam os potes de vidro ou plástico, seja a bomba elétrica ou manual, esses cuidados são importantes para evitar a colonização dos itens por vírus, fungos e bactérias causadores de doenças na mãe e no bebê. 
Infelizmente temos poucas informações no Brasil sobre o assunto, resumindo-se a ferver os itens, dessa forma postamos abaixo informações internacionais sobre o assunto.

PASSO A PASSO
Antes de cada uso: Lavar as mãos. 
Lave bem as mãos com água e sabão por 20 segundos.
Lavar as mãos é a primeira linha de defesa contra a contaminação do kit da bomba de mama e do próprio leite materno. Lavar com água e sabão é preferível ao uso de álcool nas mãos (para não introduzir álcool no peito ou no leite materno). Usar o álcool se água e sabão não estiverem disponíveis.

Montando o kit de bomba de forma limpa.
Inspecione se o kit ou a tubulação da bomba mofaram ou ficaram sujos durante o armazenamento. Se o seu tubo estiver mofado, descarte e substitua imediatamente. 

Limpeza de dispositivos de alimentação: recipientes e utensílios usados para alimentar o bebê devem ser higienizados com água e sabão, secar em ar ambiente ou com um papel toalha antes / depois de cada uso. Eles não precisam ser esterilizados para uma criança saudável. 

Cuidados com os recipientes: Os recipientes para armazenamento de leite humano e as partes da bomba extratora devem ser completamente desmontados, lavados com água quente e sabão e enxaguados. Também podem ser lavados na máquina de lavar louça, depois secar em ar ambiente ou papel toalha. Eles não precisam ser esterilizados. Se não houver sabão disponível, a água fervente é preferível. A desinfecção química não é ideal, pois o desinfetante pode ser facilmente desativado e pode expor a criança a risco desnecessário de limpeza inadequada dos recipientes e desinfetante químico residual.


Fonte: https://abm.memberclicks.net/assets/DOCUMENTS/PROTOCOLS/8-human-milk-storage-protocol-english.pdf

Comentários